SINOP, MT 14 de julho de 2020

Projeto Agente Mirim Escolar finaliza atividades do ano de 2018

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: Projeto Agente Mirim Escolar finaliza atividades do ano de 2018

Projeto Agente Mirim Escolar finaliza atividades do ano de 2018
07/12 2018 23:03 Fonte: Fonte: Assessoria da Prefeitura Imprimir

No dia 30 de novembro e quatro de dezembro, foram realizadas as formaturas das turmas das escolas Armando Dias e Rodrigo Damasceno, respectivamente.  Ao total, 330 alunos participaram do projeto que tem objetivo de conscientizar crianças que serão futuros condutores e por meio delas, conscientizar também os familiares e amigos sobre os perigos do trânsito.

“A importância de estar ensinando os alunos nas escolas sobre o trânsito, é porque o aluno aprende dentro dessa idade da adolescência e leva consigo para quando estiver conduzindo um veículo, e transmite aos pais, aos irmãos tudo que aprendeu aqui. Isso é importante para trazer mais consciência, principalmente em um trânsito perigoso como temos no município de Sinop, que tem matado muita gente. Precisamos levar cada dia mais a educação no trânsito”, diz o Secretário de Trânsito e Transportes Urbanos de Sinop, Mauro Garcia.

Para os pais, a mudança nos filhos é notável, como afirma Greiciele da Silva dos Santos, mãe do aluno Cristiano Ronaldo “o comportamento melhorou muito, ele tem mais disciplina e mais responsabilidade.” 

Para Cristiano Ronaldo é difícil escolher qual atividade mais gostou do projeto, “Eu achei muito legal esse projeto e queria que tivesse em todas as escolas, mas gostei muito e queria agradecer a todas elas que são boas professoras do Agente Mirim.”

“As atividades iniciaram em julho, quando foi feita a entrega dos uniformes e explicamos para as crianças como seria o projeto. As aulas aconteciam uma vez na semana, uma hora aula, e a princípio começamos com aulas teóricas sobre noções de trânsito. Em agosto tivemos ordem unida com o Tiro de Guerra para participarem do desfile de setembro, tivemos também algumas palestras como noção de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros, sobre preservação ambiental, e as aulas praticas onde eram realizadas as blitz educativas, com os alunos orientando e entregando panfletos aos condutores que estivessem próximo as escolas”. Explica Sara Borges, Guarda Civil Municipal e coordenadora do projeto.

Ainda conforme a coordenadora do projeto, as expectativas para o próximo ano é aumentar o número de escolas para participar do projeto, dando prioridade para as escolas que não participaram ainda ou tem algum tipo de problema no trânsito daquela localidade, e também as escolas que estejam interessadas em participar e colaborar com o projeto Agente Mirim Escolar.