Notícias de Sinop - Diário da Notícia - EDUCAÇÃO: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será tema de discussão em Sinop
SINOP, MT 21 de agosto de 2018

EDUCAÇÃO: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será tema de discussão em Sinop

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será tema de discussão em Sinop

EDUCAÇÃO: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será tema de discussão em Sinop
24/04 2018 19:43 Fonte: Assessoria da Prefeitura Imprimir

Profissionais de diferentes segmentos da Educação de Sinop participarão, no dia 27 de abril, entre 7h30 às 11h30, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), de um encontro voltado às discussões sobre a Base Nacional Curricular (BNCC). A rodada de diálogo é aberta à toda sociedade e envolve o Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação/União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Assessoria Pedagógica, CEFAPRO, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (SINTEP) e Universidade do Estado de Mato Grosso.

De acordo com a Comissão Técnica Municipal da BNCC-CTM/BNCC, para participar é preciso inscrever-se no seguinte endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/roda-de-conversa-sobre-a-bncc-em-sinopmt__270115. Aos ouvintes haverá expedição de certificado de 04 horas, posteriormente disponibilizados no endereço eletrônico do Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Sinop (CEFORME).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Base Nacional Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil, informa o MEC.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, aponta ainda o Ministério.