SINOP, MT 18 de novembro de 2018

Meio Ambiente: Parque Florestal será aberto para visitação no sábado (23)

Parque Florestal será aberto para visitação no sábado (23)

Meio Ambiente: Parque Florestal será aberto para visitação no sábado (23)
24/12 2017 00:27 Fonte: Julia Munhoz/Leandro J. Nascimento Imprimir

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, irá liberar, a partir deste sábado, 23, as visitações no Parque Florestal. A unidade de conservação estava fechada para obras na área externa. A prefeita Rosana Martinelli (PR) explicou que, mesmo que os serviços ainda estejam em andamento (falta concluir parte do cercamento) a decisão de reabertura considera o volume de visitantes que, neste período de final de ano, chega à cidade. 

“O objetivo é que esse lugar se torne cada vez mais agradável para receber as famílias e para os turistas que visitam nossa cidade. É mais um local para mostra nossas belezas naturais. Está sendo entregue apenas uma parte da revitalização. Estamos liberando para as pessoas poderem aproveitar o período de férias”.

A reabertura do parque será em caráter temporário, até que se inicie a segunda etapa do projeto, que é a revitalização. Para a execução do projeto de revitalização serão utilizados recursos de compensação da Sinop Energia (Usina Hidrelétrica de Sinop), que serão repassados para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).

 “Resolvemos abrir este final de ano para visitação da população. Ainda não temos prazo para fechar novamente porque ainda tem a segunda etapa do projeto, que compreende pista de caminhada, lixeiras, novo centro com museu com estrutura de banheiros, campo de futebol, área para as crianças, restaurante e um observatório de pássaros, que começará já no início do próximo ano. Depende apenas da Sema liberar junto a Companhia Energética Sinop”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto.

Regras

A secretária destaca, ainda, que não será mais permitido aos visitantes alimentarem os animais no parque e que, por motivos de segurança, os portões se manterão abertos diariamente das 6h às 18h. O acesso à unidade com alimentos industrializados também ficará restrito.

"Não vamos permitir que os visitantes joguem alimentos. Os animais têm uma alimentação balanceada e não será permitida a entrada de alimentos. Ressaltamos que a partir das 18 horas não é permitido ninguém aqui dentro para segurança das pessoas e do local”, asseverou Luciane.

Investimentos

Os investimentos, em torno de R$ 1 milhão, são oriundos do Programa de Apoio aos Municípios, da Sinop Energia. O novo portal de entrada tem 50 metros quadrados, apresentando guarita e acesso controlado por catraca. Em relação ao estacionamento, foram construídos 1.880 metros quadrados de calçamento em frente à entrada principal. Já a cerca de proteção contará com 2,7 mil metros de extensão no quadrilátero entre a rua das Orquídeas, avenida dos Pinheiros, rua das Avencas e avenida dos Jequitibás. As obras começaram no mês de julho.

2ª etapa

No início deste mês, a Prefeitura de Sinop e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente assinaram um convênio para realização de obras de revitalização na área interna do Parque Florestal. Serão investidos R$ 4 milhões de recursos de compensação ambiental da Usina Hidrelétrica Sinop (UHE Sinop) incluindo pista de caminhada iluminada, observatório de pássaros, limpeza e organização das trilhas, auditório, novo local para museu do cerrado e academia.