SINOP, MT 17 de outubro de 2017

História e patriotismo marcam desfile comemorativo ao aniversário de Sinop

História e patriotismo marcam desfile comemorativo ao aniversário de Sinop

História e patriotismo marcam desfile comemorativo ao aniversário de Sinop
18/09 2017 17:04 Fonte: Kleverson Souza Fonte: Assessoria da Prefeitura Imprimir

Os 43 anos de fundação e 38 de emancipação política e administrativa de Sinop foram lembrados durante o desfile comemorativo ao aniversário do município, realizado nessa quinta-feira (14). O sentimento de patriotismo também foi marcado no desfile das instituições de segurança pública.

Ao todo, duas mil pessoas desfilaram no Centro de Eventos Dante de Oliveira, entre crianças das escolas municipais, adolescentes das escolas estaduais, as instituições que envolvem a segurança pública e entidades.

A neta de Maria Beatriz Borges, Julia Noemi, com apenas 5 anos, estuda na Emei Vinícius de Moraes e desfilou pela primeira vez. “Ela estava ansiosa, está feliz por estar aqui, é importante para ela, para a vida dela, isso não pode parar, é tradicional, sempre tem que ter, é histórico na vida das crianças, para fomentar o sentimento de patriotismo que precisamos ter, desse amor pela cidade e pelo país. Esse ato cívico é muito importante em qualquer etapa nas nossas vidas, seja como estudante, como país, avós”, afirmou Maria Beatriz.

De acordo com a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), o desfile resgata a história do município, reforçando o orgulho por esta cidade que figura como uma das mais importantes de Mato Grosso, sendo reconhecida também em âmbito nacional. “Temos o orgulho de sermos cidadãos sinopenses, de morar nessa cidade e comemorar o aniversário com esse desfile é muito importante. Ficamos extremamente felizes em ver o comparecimento da população. Mais de 1,5 mil crianças participaram do desfile e depois a Marcha para Jesus, fecha com muito orgulho o Celebra Sinop”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, Ademir Bortoli (PMDB), parabenizou o desfile, afirmou que quem ganha é a população. “A população participou, compareceu, todo o povo de Sinop está de parabéns. Parabéns a Prefeitura pela organização, a Câmara Municipal está participando desse evento importante, que foi mudado do dia 7 para o dia 14, que também é um dia especial porque é o aniversário da nossa cidade”, avaliou.

PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS

A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, disse que, nesse ano, o desfile teve como objetivo contar a história do município, mostrando todo o apreço que as unidades escolares têm pela cidade. “É importante trabalhar o civismo nas nossas crianças, porque vamos transformando as crianças em cidadãos mais completos, onde respeitam a sua pátria, o patrimônio público, o que é de todos e é o que faz a diferença”.

Victor Henrique, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Cristina Sena, tem 11 anos e também estreou no evento. “É a primeira vez que eu desfilo, estou muito feliz por poder participar, queria comparecer e ver como é o desfile e ver a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros representando a minha escola”, contou.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Camping Clube, Marilei Barce, afirmou que trazer as crianças para o desfile é importante para que elas aprendam, desde cedo, sobre o sentimento de amor pelo país. “E, além disso, como nós estamos mais longe da cidade, vir aqui e mostrar que a creche existe é interessante. Desde pequena eu participei e agora estamos aqui trazendo os pequenos”.

Também participaram do desfile comemorativo o vice-prefeito Gilson de Oliveira (PMDB), os vereadores Billy Dal Bosco (PR), Maria José da Saúde (PMDB), Professora Branca (PR), Joacir Testa (PDT), Luciano Chitolina (PSDB) e Dilmair Callegaro (PSDB), além do ex-deputado estadual e presidente do Sinop Futebol Clube, Dilceu Dal Bosco.