SINOP, MT 17 de outubro de 2017

Atleta de Sinop defende o Brasil em Jogos Olímpicos Universitários na China

Aliffer é o único representante mato-grossense convocado

Atleta de Sinop defende o Brasil em Jogos Olímpicos Universitários na China
23/08 2017 16:52 Fonte: Assessoria da Prefeitura Fonte: Assessoria da CBDU Imprimir

Atleta da seleção sinopense de atletismo, Aliffer Júnior dos Santos, 20 anos, defenderá o Brasil na prova dos 200 metros durante a 29ª edição da Universíade de Verão, que ocorre até o próximo dia 30 desse mês na cidade de Taipei, em Taiwan (República da China). O evento é conhecido como os Jogos Olímpicos Universitários, e, nessa edição, deve reunir cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países em 15 modalidades oficiais e oito opcionais escolhidas pela cidade-sede, segundo a Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).

A estréia de Aliffer está programada para a quinta-feira, às 23h15 horário de Brasília (11h15 de sexta-feira na China). Caso avance para as semifinais, Aliffer volta a competir na sexta-feira. "O Aliffer participou das Olimpíadas da Juventude, para estudantes do ensino médio e agora está naOlimpíada Universitária. Em 2020, queremos participar das olimpíadas tradicionais", prospecta o técnico da seleção sinopense de atletismo, Emerson Rodrigues.

No currículo do atleta sinopense estão passagens por provas em diferentes países (Equador, Colômbia, China, Peru), ocasiões em que também vestiu a camisa verde-amarelo, integrando a delegação brasileira.

Aliffer cursa fisioterapia na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop-FACISAS – MT.

A Universíade 

A Universíade é conhecida como os Jogos Olímpicos Universitários, sendo a edição de Verão considerada o segundo maior evento esportivo do mundo. O campeonato é dividido em edições de Inverno e de Verão, disputadas a cada dois anos. A última edição de Verão, realizada em Gwangju, na Coreia do Sul, marcou o recorde de participantes em toda a história da competição, ao receber 13 mil universitários de 143 países, informa a CBDU.

O evento é organizado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), entidade responsável pelas competições universitárias oficiais ao redor do mundo, pontua ainda a CBDU.