SINOP, MT 17 de agosto de 2017

Parque Florestal de Sinop ficará fechado para obras

Visitações estão suspensas até término dos serviços

Parque Florestal de Sinop ficará fechado para obras
25/07 2017 21:45 Fonte: Leandro J. Nascimento Assessoria da Prefeitura Imprimir

Um dos principais cartões postais de Sinop, o Parque Florestal estará fechado para visitação a partir dessa terça-feira (25). Por um período de aproximadamente três meses o acesso pelo público estará impedido em função de obras que compreendem o cercamento da unidade, a construção de estacionamento pavimentado e um novo portal de acesso. Os investimentos previstos são de cerca de R$ 1 milhão, repassados pelo Programa de Apoio aos Municípios, da Sinop Energia.

Conforme explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luciane Bertinatto, os serviços iniciam nessa terça, com a desmontagem do antigo portal de acesso, bem como a sinalização do espaço para obras. A restrição quanto às visitações baseia-se em critérios de segurança dos frequentadores do parque e trabalhadores que atuarão no local.

 

"Esse projeto foi licenciado pela SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e iremos colocar máquinas no entorno do parque para fazermos, inicialmente, a limpeza", explica a gestora. A responsável pelas obras será a construtora Construtora RCA, de Santa Carmem, contratada pela Sinop Energia. Ao Poder Executivo compete a fiscalização dos serviços realizados.

 

De acordo com o projeto, será construída uma cerca de proteção com 2,7 mil metros de extensão no quadrilátero do parque: rua das Orquídeas, avenida dos Pinheiros, rua das Avencas e avenida dos Jequitibás. Para tanto, será realizada a limpeza e remoção da vegetação em uma faixa de seis metros, dos quais três da cerca até a rua e outros três metros da cerca à reserva. Neste espaço já está prevista a construção de aceiros (barreiras contra o fogo). O projeto prevê que o cercamento posicione-se exatamente nos três metros que divide a faixa, possibilitando, futuramente, os serviços de manutenção e limpeza dos espaços.

 

Já em relação ao estacionamento está programada a construção de um espaço pavimentado com 1.880 metros quadrados em frente à entrada principal do Parque Florestal. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável avaliam quais das árvores existentes no local precisarão ser retiradas do espaço. 

 

Por fim, o novo portal de entrada possuirá 50 metros quadrados, contando com guarita e acesso controlado por catraca. "É importante que a população entenda que nós não vamos estar com o parque aberto durante uns três meses e isso é para estas obras. Vale salientar também que estes trabalhos não vão provocar prejuízos à fauna e à flora do parque, mas, pelo contrário, mais segurança", conclui Luciane Bertinatto.

 

O Parque Florestal é um dos pontos turísticos mais visitados de Sinop. A cada fim de semana, cerca de três mil visitantes passam pelo local.