SINOP, MT 17 de agosto de 2017

Prefeitura de Sinop orienta sobre o uso correto da faixa de pedestres

Apesar de campanhas, desrespeito à faixa de pedestres ainda é rotina

Prefeitura de Sinop orienta sobre o uso correto da faixa de pedestres
24/07 2017 21:48 Fonte: Adriano Araújo Fonte: Assessoria da Prefeitura Imprimir

A faixa de pedestre está presente em todas as cidades e, assim como semáforos e outros itens, ela tem a função de garantir que motoristas e pedestres consigam transitar pela cidade em segurança. Mas, na prática, basta sair às ruas para flagrar situações de desrespeito. 

Apesar das campanhas e a legislação que regula seu uso, ainda é comum presenciar motoristas apressados e pedestres que atravessam fora faixa, sem observar o fluxo de veículos.

A agente de trânsito Sara Oliveira, classifica a situação como preocupante, já que o desrespeito à faixa de pedestres está aliado a pressa dos condutores. “Eles, os motoristas, não querem parar nem 5 segundos”, afirma.

Como medida de orientar condutores e pedestres, a Secretaria Municipal de Trânsito tem realizado desde o início do ano ações de orientação, ao invés de apenas medidas punitivas. O objetivo é garantir ainda mais segurança no trânsito. 

Para os casos em que o motorista for flagrado desrespeitando a faixa de pedestre, infração classificada como gravíssima, perde-se sete pontos na carteira e a multa é de 293,47, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

 

Dicas de segurança - Pedestre

Faça a travessia sempre em faixa de segurança;

Se não houver faixa de segurança, atravesse a via sempre em linha reta;

Olhe para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única;

Quando fizer a travessia, escolha um lugar onde você tenha boa visão dos veículos e possa ser visto facilmente pelos motoristas;

Motoristas devem:

Dar preferência aos pedestres que estão atravessando na rodovia onde há faixa ou não, assim como em cruzamentos onde não há sinal ou controle de trânsito;

Não ultrapassar qualquer veículo que pare em uma interseção ou faixa de pedestre para permitir que um pedestre ou ciclista atravesse com segurança.