SINOP, MT 28 de junho de 2017

Sine Sinop começa emitir Carteira de Trabalho Digital

Documento é considerado mais seguro e reduz riscos de fraudes

Sine Sinop começa emitir Carteira de Trabalho Digital
07/04 2017 20:27 Fonte: Fonte: Assessoria da Prefeitura - Leandro J. Nascimento Imprimir

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (SINE), em Sinop, começou emitir o modelo digital da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A nova versão, que além de mais robusta, segura, minimiza os riscos de fraudes, pode ser solicitada pelo cidadão desde a última quinzena do mês passado, conforme explica a coordenadora do Sine, Débora Malagutti.

"Com a nova CTPS todas as informações estão interligadas. Assim, não é apenas um documento que faz referência ao trabalho, mas a toda vida profissional do cidadão e muito mais seguro que a versão anterior, evitando-se fraudes e outros riscos", explica Débora, acrescentando ainda ser possível, por meio do documento, realizar consultas sobre o histórico profissional do trabalhador.

Conforme a gestora, entre as vantagens da nova CTPS digital está a redução no prazo para emissão do documento: de em média 30 dias passa para cerca de 15 dias. Isto porque todo o preenchimento ocorre de forma digital e não mais manual. Consequentemente, tornando mais célere a entrega física do documento ao cidadão.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a agilidade na geração da nova CTPS Digital é possível graças à integração do sistema de emissão com o sistema de validação do PIS na Caixa Econômica Federal. 

Em Sinop, o mesmo documento pode ser solicitado, além do Sine Sinop, na unidade local do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Nestes postos, toda solicitação e preenchimento dos documentos necessários são realizados forma digital, bem como a foto do registro.

Conforme explica Débora, nos locais onde o trabalhador faz a solicitação da CTPS ocorre também a entrega. Ou seja, se o ingresso se dá por meio do Sine é preciso retornar ao Serviço Nacional para também retirada do material. A nova carteira pode ser requerida tanto em primeira quanto em segunda vias.

Em Mato Grosso, conforme a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), os municípios que possuem postos do Sine que já oferecem a Carteira de Trabalho Digital são: Sinop; Pontes de Lacerda; Aripuanã; Cáceres; Guarantã do Norte; Juara; Campo Novo do Parecis; Sapezal; Tangará da Serra; Diamantino; Jaciara; Primavera do Leste; Rondonópolis e o Sine Matriz (Cuiabá).