SINOP, MT 25 de julho de 2017

Óleo de Cozinha usado vai virar Biodiesel no município de Cláudia

O projeto é uma parceria da Usina Hidrelétrica Sinop com a Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente de Cláudia e arrecadou cerca de 400 litros de óleo usado, o equivalente a 388 novos litros de biodiesel

Óleo de Cozinha usado vai virar Biodiesel no município de Cláudia
20/12 2016 12:59 Fonte: Tauana Schimidt Imprimir

Trabalhar a Educação Ambiental recolhendo óleo de cozinha usado para ser transformado em Biodiesel, biocombustível feito à base de óleos vegetais. Este é o objetivo do Projeto Óleo de Cozinha Reciclável, desenvolvido pela CES, Concessionária da UHE Sinop, no município de Cláudia.

A iniciativa de desenvolver o Projeto surgiu durante Capacitação Técnica em Resíduos Sólidos e Animais, realizada pelo Empreendimento, por meio do Programa de Educação Ambiental da Usina, executado pela empresa MM Social no mês de outubro, junto aos educadores, técnicos municipais e comunidade em geral.

No mesmo período as escolas do município receberam os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, que multiplicaram o conhecimento adquirido, trabalhando com os alunos informações sobre reciclagem de óleo, transformação em biodiesel, cuidados com o meio ambiente e boas práticas de sustentabilidade.

De acordo com a coordenadora de Socioeconomia da UHE Sinop, Cirlene Furini, “durante todo o mês de novembro, a comunidade de Cláudia foi orientada a separar o óleo de cozinha para que no dia 02 de dezembro participassem do Dia da Coleta, na Praça do Migrante, centro de Cláudia”.

Os moradores trocaram o óleo de cozinha usado por cupons e, além de contribuir com a campanha voltada totalmente para o meio ambiente, concorreram a brindes que foram sorteados no início do mês. O projeto arrecadou cerca de 400 litros de óleo usado, o equivalente a 388 novos litros de biodiesel. No total 26 brindes foram sorteados entre os participantes.

O evento contou com a parceria das empresas Águas de Cláudia e Fiagril, responsável pelo transporte do material coletado e também pela transformação do resíduo em Biodiesel. A cada litro de óleo entregue, os participantes recebiam um óleo novo de cozinha.