SINOP, MT 25 de julho de 2017

MT-Hemocentro convoca sociedade para doação de sangue

O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, n° 1055, bairro Centro-Sul, em Cuiabá. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h30

 MT-Hemocentro convoca sociedade para doação de sangue
20/12 2016 12:57 Fonte: Hérica Teixeira | SES-MT Imprimir

Com a chegada das festas de final de ano, férias e feriados, o estoque de sangue do MT-Hemocentro, único banco de sangue público, diminui. Neste momento, cresce a necessidade da coleta de sangue para atender os pacientes com cirurgias agendadas, com doenças hematológicas e em casos de emergência, provocados, principalmente, pelo aumento dos índices de acidentes.

A gerente de doação do Hemocentro, Juliana Silva, explica que nestas ocasiões, as pessoas adiam as doações devido às festas e viagens. “Muitos deixam de doar nesta época e se programam para iniciar o ato no ano seguinte, mas é o momento em que o estoque fica crítico”, ressalta.

Juliana destaca ainda que, diariamente, cerca de 80 a 100 doadores deveriam passar pela unidade, mas o quantitativo de doações não chega à estimativa desejada. Em períodos de fim de ano, o número de doadores reduz e cresce o trabalho de captação de doadores para manter o estoque regular.

“Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro há uma baixa nas coletas, e é justamente nestes períodos que temos maior demanda hospitalar”.

Horário de funcionamento

O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, n° 1055, bairro Centro-Sul, em Cuiabá. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h30. A unidade vai aderir ao ponto facultativo nos dias 23 e 30 de dezembro.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Mitos

A gerente de doação explica que ainda há muitos mitos que rondam o ato de doar e esclarece que é um procedimento tranquilo e sem dor. "Ainda existe o receio por parte dos doadores por desconhecimento do processo. Antes de cada doação, são feitas orientações necessárias sobre a doação de sangue”, destaca Juliana.

O candidato à doação faz um cadastro, com dados pessoais. Em seguida, passa pela triagem e clínica. O processo completo de doação de sangue dura aproximadamente 40 minutos.