SINOP, MT 27 de setembro de 2020

UHE Sinop leva empresários da área de influência a São Paulo

Objetivo foi levar empresários dos setores de hotelaria e alimentação para visitar empresas de referência em São Paulo, buscando a troca de conhecimentos e experiências para melhoria dos negócios em Mato Grosso

UHE Sinop leva empresários da área de influência a São Paulo
19/12 2016 18:44 Fonte: Tauana Schimidt- Assessoria Imprimir

Empresários dos cinco municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop participaram, no início de dezembro, da “Missão Empresarial – Turismo de Negócios em São Paulo” ofertada pela Concessionária do Empreendimento, a Companhia Energética Sinop (CES), por meio de contrato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso.

O objetivo do evento foi propiciar a 12 empresários dos setores de hotelaria e ‘alimentos fora do lar’ visitar empresas de referência em São Paulo, buscando a troca de conhecimentos e experiências para melhoria dos negócios em Mato Grosso. Participaram da Missão empresários de Sinop, Sorriso, Cláudia, Itaúba e Ipiranga do Norte.

Os empresários foram selecionados a partir da participação em outras capacitações executadas pelo Sebrae nos municípios de influência do Empreendimento durante o ano, avaliando sempre o envolvimento nas ações e perfil empreendedor.

De acordo com o técnico do Sebrae, Elizeu Marcos Weck, para a ação, o consultor Luiz César de Miranda foi contratado, o qual acompanhou o grupo durante toda a missão. “Apresentamos aos empresários novas tendências de gestão e de serviços para que eles pudessem retornar às suas cidades com ideias e motivação para implantar melhorias nos seus negócios”, explicou.

O grupo visitou nove estabelecimentos, sendo Hotel Holiday Inn Anhembi, Restaurante Bossa, Hotel Bê, Eataly, Aki Hostel, Outback Steakhouse, Espaço Urbanoide (Food Park), Rua Paula Sousa (local onde se encontra fornecedores de máquinas, equipamentos, utensílios e outros itens para restaurantes e hotelaria) e o Mercado Municipal de São Paulo, conforme explicou a analista socioambiental da CES, Jaqueline Pysklevitz, que acompanhou a Missão. “De maneira geral, esse trabalho mostrou aos participantes diferentes tipos de negócios, por exemplo, um hotel mais simples até o mais luxuoso. E os empresários puderam obter conhecimento das formas de gestão conforme a dimensão da empresa”.

Clovis Eduardo Murari, da Lanchonete e Restaurante Bota em Itaúba, conta que o evento lhe abriu novas possibilidades de negócios bem como fortaleceu sua capacidade empreendedora. “Ampliei muito meus conhecimentos e vou aplicar tudo o que aprendi na minha empresa, o que vai trazer melhorias para os sócios, os colaboradores e, principalmente, para os clientes”, comemorou.

Durante a missão, os empresários puderam conhecer novos produtos alimentícios para seus restaurantes; manter contato com novos fornecedores de equipamentos e utensílios para seus estabelecimentos; fazer negócios; obter ideias para treinamento de colaboradores; adquirir experiência com o atendimento dos garçons; e aprender sobre organização da estrutura enxuta de cozinhas, conceitos diferentes de meios de hospedagem, organização e administração de hostel com quartos compartilhados e individuais, novas ideias de serviços a serem oferecidos, organização de um complexo gastronômico, variedades de produtos oferecidos, arquitetura, decoração, proximidade com a realidade de gestão dos participantes, hospitalidade dos hotéis, aproveitamento de espaço tanto no salão como na cozinha, cardápio promocional, organização administrativa e operacional das áreas visitadas, trabalho de gestão de pessoal: desde o recrutamento até a permanência do colaborador no hotel, política motivacional e de benefícios e sobre política de sustentabilidade e suas ações.