SINOP, MT 08 de agosto de 2020

Sinop não receberá três tipos de soro antiveneno nos meses de junho e julho

Sinop não receberá três tipos de soro antiveneno nos meses de junho e julho
22/06 2016 19:10 Fonte: Secom Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde em Sinop recebeu nota informativa conjunta da coordenação geral de doenças transmissíveis e do programa de imunizações do Ministério da Saúde e também da Secretaria Estadual de Saúde, que nos meses de junho e julho, a SMS de Sinop não receberá novos lotes de soros antivenenos para picadas de serpentes Jararaca, Cascavel e Surucucu.

De acordo com a nota informativa do Ministério, os soros antivenenos são fornecido ao Ministério por meio dos laboratórios oficiais(Butantan, Instituto Vital Brazil, Funed, CPPI), contudo em 2013 a ANVISA exigiu dos laboratórios o cumprimento de normas de boas práticas de fabricação que levou a necessidade de adequações e reformas nos parques industriais, o que acarretou na interrupção na produção.

Também houve a alegação de greve no setor, furto de animais, problemas no abastecimento de matérias prima e problemas de distribuição.

O Ministério da Saúde afirmou que está em constante contato com os laboratórios na tentativa de antecipação das futuras entregas do soro.

A Secretaria de Saúde de Sinop e o Escritório Regional de Saúde disseram que não irão medir esforços para atender os casos notificados, mas pedem o apoio da população para que não se exponha e evita áreas consideradas de risco para acidentes com animais peçonhentos.

O escritório regional de saúde finalizou a nota dizendo que garantirá o estoque mínimo  e estratégico de soro para atender possíveis casos.