SINOP, MT 14 de julho de 2020

Petrobras diz não ter achado petróleo em MT após pesquisa de um ano

Mistura encontrada por pesquisadores em poço perfurado passou por análise. Suposta descoberta de petróleo gerou repercussão após vídeo viralizar.

Petrobras diz não ter achado petróleo em MT após pesquisa de um ano
27/05 2016 15:07 Fonte: Do G1 Imprimir

Um ano após iniciar uma pesquisa no município de São José do Rio Claro, a 325 km de Cuiabá, a Petrobras informou ter encaminhado para análise laboratorial amostras de uma mistura de óleos, graxas e fluídos utilizados durante a perfuração do poço e concluiu que não há petróleo em volumes comerciais naquela região.

A autorização para a perfuração foi dada para a estatal pela Agência Nacional de Petróleo (ANP)  em maio de 2015. Os trabalhos na região conhecida como Bacia dos Parecis começaram, entretanto, três meses depois e foi concluído em abril deste ano.

A expectativa de que uma reserva de petróleo tivesse sido descoberta na região aumentou após um vídeo viralizar na internet - veja aqui. No vídeo, um funcionário da Petrobras analisa um óleo escuro e afirma ser petróleo puro. Por meio de assessoria, a Petrobras confirmou que a pessoa que aparece nas imagens trabalha na Petrobras, mas contesta a existência de petróleo. 

“A substância pastosa de cor preta que aparece no vídeo mencionado passou por análises de laboratório que mostraram ser uma mistura de óleos, graxas e fluídos utilizados no processo de perfuração do poço. Não caracteriza-se, portanto, descoberta de petróleo”, diz a estatal, em nota.

Ainda de acordo com a estatal, a formação geológica da Bacia dos Parecis é pouco pesquisada e, portanto, quase desconhecida. Por causa disso, a ANP tem conduzido estudos e pesquisas para aumentar o conhecimento acerca das características da região e o poço mencionado no vídeo faz parte dessa pesquisa.

Expectativa
O prefeito do município, Natanael Casavechia (PSB), afirma que a cidade aguarda uma posição oficial da ANP e da Petrobras sobre o estudo realizado na região. Segundo ele, a informação extraoficial repassada é de que realmente foi encontrado petróleo no local.

Sobre uma hipotética descoberta da substância, Casavechia disse que traria excelentes benefícios financeiros. “Se for confirmado, com certeza vai triplicar o orçamento do município. E não seria bom somente para a gente, seria excelente para toda a região”, argumentou.

O prefeito afirmou que, antes do início dos trabalhos, foi realizada uma audiência pública na cidade e, na ocasião, foi informado como seria o trabalho de perfuração no local, quanto tempo iria durar e os possíveis benefícios para a região, caso o bem fosse descoberto.