SINOP, MT 15 de novembro de 2018

Competição em Sinop conta com espaço de fisioterapia para os atletas

Alunos recebem massagens e tratamentos de contusões sofridas durante a competição

Competição em Sinop conta com espaço de fisioterapia para os atletas
09/05 2016 19:27 Fonte: Marcio Camilo | Seduc-MT Imprimir

Nos Jogos Escolares em Sinop é realizado um trabalho diferenciado para tratar as lesões dos estudantes que participam da competição: o Espaço de Fisioterapia “Saúde do Atleta” – uma inciativa inédita nas etapas dos jogos.

O espaço é uma pareceria entre a Universidade de Cuiabá (Unic – campus de Sinop) e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do município. No ambiente, os atletas/estudantes têm condições de prevenir e recuperar das lesões sofridas em quadra.

O fisioterapeuta responsável pelo espaço, o professor Alan Jeferson do Nascimento, detalha que o trabalho é focado em aliviar a dor e contraturas e também auxiliar os atletas na postura do corpo para que eles não sofram novas lesões.

Quando um atleta sofre um lesão ele é encaminhado para o espaço, que conta com quatro leitos, produtos de massagens e equipamentos fisioterapêuticos. Foi o caso da jogadora de basquete de Sorriso, do Colégio José Domingos Fraga, Leidriane Castro, de 15 anos. Ela sofreu uma queda durante um jogo e machucou o joelho.

Na unidade ela foi tratada com o recurso analgésico “Tens”, que são eletrodos colocados na região contundida. Os estímulos elétricos são acionados com o objetivo de aliviar a dor. No caso da estudante deu certo. “Já melhorou bastante a dor no meu joelho”, garantiu a atleta de Sorriso.

O fisioterapeuta Jeferson destacou que faz parte do projeto uma outra unidade, essa dentro da faculdade, que trata das lesões mais graves. “No Espaço Saúde do Atleta a gente faz o tratamento inicial. E se nós identificarmos que o caso requer mais atenção o estudante é encaminhado para a unidade de fisioterapia que fica no campus da Unic”, explicou.

O Espaço Saúde do Atleta fica nas instalações do Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, o principal ginásio de Sinop. O professor Jeferson conta com um equipe de estagiários e fisioterapeutas formados. O projeto tem a frente o professor Jusciliano Boaretto, que é o coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade Unic/Sinop.

Sinop é o primeiro município a se preocupar em ter uma unidade específica para tratar das lesões dos estudantes durante os Jogos Escolares. A competição ocorre mês a mês, sendo dividida em 10 etapas regionais. Sinop sedia a quinta etapa, que começou nesta sexta-feira (06) e segue até o próximo dia 11.