SINOP, MT 26 de fevereiro de 2021

Reunião em Sinop mobiliza municípios para a construção da Base Nacional

Reunião em Sinop mobiliza municípios para a construção da Base Nacional
07/03 2016 14:51 Fonte: Secom Imprimir

Com o objetivo de mobilizar a participação dos profissionais da educação e a sociedade civil organizada do estado de Mato Grosso na construção da Base Nacional Comum Curricular foi realizada hoje (04), na Secretaria de Educação de Sinop, uma reunião com os municípios da Seccional Nortão I e Seccional Nortão II, juntamente com a comissão formada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de MT e Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Dos 35 municípios que compõem as seccionais, 23 estiveram presentes. O prazo para contribuir na construção do texto preliminar da Base encerra no dia 15 de março.

Segundo o superintendente de Formação dos Profissionais de Educação da Secretaria do Estado de Mato Grosso Otair Rodrigues Rondon Filho, nesta ocasião, presente como membro da Comissão Estadual da Base Nacional Comum Curricular a mobilização é essencial para efetiva construção da Base Nacional Comum Curricular exigência do Plano Nacional da Educação. “Esse encontro da seccional aqui promovido pela Undime com a participação da Seduc é para melhorar as contribuições. Nós temos 759 escolas estaduais, das quais, 282 participaram do processo. Das escolas municipais nós temos 1544 cadastradas no INEP junto ao MEC, deste montante, apenas 72 escolas municipais se cadastraram no portal da Base. Isso é extremamente preocupante para nós, enquanto gestores. Diante de vários fatores, a Undime agora mais próxima das discussões, estamos tentando mobilizar o máximo de profissionais possível para que garantam o direito a participação no processo do portal da Base Nacional Comum Curricular”, informou.

Para a Taciana Balth Jordão como membro da comissão, representante de Sinop, a mobilização será efetiva quando o usuário cadastrar-se, efetivar o cadastro e registrar contribuições significativas. “Devido ao prazo que temos, a mobilização deve acontecer da forma mais rápida possível. Levando em consideração a qualidade das contribuições no portal da Base”, ressaltou.  

A secretaria de Educação Gisele Faria de Oliveira reforçou a importância da participação dos municípios. “Esses momentos democráticos almejados pelos profissionais devem de fato atender as expectativas da tão sonhada oportunidade de participação na construção da educação”, enfatizou.